Imprevistos acontecem constantemente em nossas rotinas e o mesmo não é diferente com companhias de todos os portes, o seguro de vida empresarial tem como objetivo atenuar o impacto de momentos dificeis.
As empresas são passíveis de enfrentarem adversidades de diferentes cunhos: incêndios, desastres naturais, acidentes de trabalho, processos judiciais inesperados, perda e invalidez de seus colaboradores.
Em todos os cenários, o eixo empresa-colaborador padece de algum modo. Felizmente, existe uma categoria de seguros que funcionam como uma espécie de plano de saúde do patrimônio empresarial e de seus colaboradores, prevenindo e impedindo que os prejuízos em qualquer cenário adverso cause danos que comprometam a continuidade da corporação. Sendo esse tipo de seguro empresarial que exploraremos a seguir.
O que é seguro de vida empresarial?
Pensado para resguardar a integridade do colaborador e da empresa, o seguro de vida empresarial é uma solução que parte da premissa que, imprevistos acontecem e que a melhor forma lidar com o inesperado é preparando um cenário ameno com recursos que auxiliem os familiares do colaborador a superarem a perda do ente querido com o desfrute de maior segurança para encarar a adversidade.
Portanto, o seguro empresarial faz parte de uma categoria de seguros que tem como objetivo resguardar a corporação dos mais diferentes tipos de riscos, podendo contemplar desde o corpo de colaboradores até o patrimônio físico da companhia. Assegurando que cenários adversos não comprometeram a continuidade da corporação.
Desse modo, o seguro funciona como um aliado para o empregador, pois já o compromete em caso de eventos inesperados evitando maiores prejuízos e desgaste da corporação. Vale ressaltar que, qualquer empresa, incluindo prestadoras de serviços, podem contratar o seguro, de modo que os custos podem ter ou não a participação do colaborador e seus valores podem ser deduzidos no imposto de renda de ambas as partes. Além disso, o benefício pode contemplar cônjuges e filhos do funcionário beneficiado.
Assim como outros benefícios e seguro para empresas é possível encontrar diversas opções personalizadas para cada perfil empresarial no mercado, com suas próprias particularidades e diferenciais.
Quais são os tipos de seguro disponíveis no mercado?
Cada seguro corporativo apresenta especificidades próprias para atender as diferentes demandas do mercado. Entre as principais modalidades estão:
Seguro patrimonial
Assegura a proteção dos bens da companhia contra incêndios, acidentes naturais, roubos e furtos, desastres naturais, locação, isto é, aluguel e responsabilidade civil, ou seja, em caso de ações judiciais ou danos involuntários causados por terceiros, sempre de acordo com o que estiver previsto nas apólices do seguro.
Seguro saúde
Comumente confundido com o plano de saúde, essa categoria tem como diferencial a amplitude do contrato, no seguro saúde o beneficiário escolhe os profissionais, laboratórios e hospitais de sua preferência e recebe um reembolso previsto em contrato. Nessa modalidade, o cliente paga uma mensalidade que varia de acordo com o potencial risco de custos futuros. Entretanto, assim como, o plano de saúde, o seguro saúde também possui um período de carência estipulado nas diretrizes do contrato.
Seguro de vida em grupo
Contratado por empresas que se preocupam com o bem estar dos seus profissionais e visam lidar com imprevistos da forma mais humana e benéfica possível para ambas as partes, essa modalidade assegura a proteção de um corpo de colaboradores em caso de morte ou invalidez.
Como funciona o seguro de vida empresarial?
As características da contratação do seguro de vida em grupo consideram a área de atuação da empresa, os riscos envolvendo o segmento da empresa contratante, o porte, o número de beneficiados, o financeiro da empresa em questão. A partir disso, em contrato, estará previsto todas as situações de abrangência do seguro de vida para funcionários.
Normalmente, a vigência do contrato é de um ano, podendo ser estendida ou contratada por períodos maiores. Essa é uma característica flexível, assim como outras pontuações do contrato. Todas as especificidades devem ser tratadas diretamente com o corretor.
Entretanto, existem dois modelos de contratação padrão:
Não contributário, quando a empresa assume o valor integral do prêmio.
Contributário, quando a empresa divide com o colaborador a responsabilidade financeira do seguro e este paga parte do serviço ao lado da organização, geralmente descontado em folha.
Independente do modelo da contratação, a companhia é sempre a responsável pelo contrato, enquanto os colaboradores figuram como segurados da apólice.
Com dúvidas ou pensando em contratar um seguro para a sua empresa?
A Joll te auxilia na escolha, negociação e gestão do seguro para proteger sua empresa e colaboradores. Após uma avaliação minuciosa de todos os indicadores necessários, definiremos os seguros de vida em grupo ideal para o perfil da sua companhia, negociando as especificidades e valores de acordo com as características da corporação e prestando todo auxílio na gestão mesmo após a contratação. Entre em contato conosco! Nosso atendimento humanizado terá o maior prazer em ajudar!