A consultoria em saúde surge como um suporte especializado para a gestão dos benefícios em saúde e dos trâmites contratuais entre a operadora e o contratante.
Acontece que, a gestão em saúde é um campo que direta ou indiretamente todo e qualquer empresário e gestor irá lidar ao longo de sua atuação.
Isto porque a saúde e segurança dos colaboradores também é responsabilidade da empresa. ISO, LGPD e segurança do trabalho são temáticas presentes para a estruturação e bom funcionamento de qualquer empresa, independente do seu porte ou campo de atuação.
Dessa forma, é comum que o profissional formado em administração, marketing ou tecnologia se veja obrigado a aprender mais sobre gestão de saúde.
A necessidade acaba sendo ainda maior, se este for sócio ou atuar no setor administrativo, RH e áreas afins da empresa. Essa demanda consome o tempo em que este profissional poderia estar atuando em outro projetos e a falta de conhecimento na área pode torná-lo propenso a ter tomadas de decisão que comprometam o negócio ou a empresa.
É nesse ponto que surge a consultoria em saúde como uma parceira a fim de aprimorar a gestão da saúde da empresa.
Assim, impacta positivamente do setor financeiro à qualidade de vida e produtividade dos colaboradores. A seguir você irá imergir no universo da consultoria em saúde e entender questões práticas e essenciais que permeiam esse serviço.
O que é consultoria em saúde?
A consultoria em saúde é um serviço prestado por uma empresa ou profissional especializado nos trâmites que envolvem a área da saúde.
Neste nichoNo qual, o prestador de serviço tem total conhecimento sobre leis, regulamentações e as operações que cercam a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as operadoras, hospitais e laboratórios médicos.
Dessa forma, a consultoria em saúde é uma aliada essencial na articulação com todos os serviços de saúde privados. Especialmente por serem os primeiros a se atualizarem a cada mudança em leis, procedimentos ou condições que afetem o setor da saúde.
Assim, possibilita que a consultoria negocie de forma mais assertiva e ofereça soluções antes mesmo que os problemas surjam.
O serviço de consultoria em saúde ainda se trata de um produto altamente personalizável que se adapta à demanda do seu contratante.
De modo a mapear a saúde de colaboradores, doenças pré-existentes, e maus hábitos que possam comprometer os benefícios médicos e a corporação, entre outras demandas.
O que faz um consultor de saúde?
O consultor de saúde atua como um intermediário entre o seu contratante e os serviços de saúde privados. Dessa forma, é o responsável por realizar um diagnóstico de saúde empresarial que irá compreender a saúde do corpo de funcionários e mapear o seu impacto na saúde financeira da empresa. Desenvolve, assim, soluções customizadas para que os benefícios em saúde melhorem não só a qualidade de vida dos associados, mas a produtividade e a saúde financeira da empresa a longo prazo também.
O papel do consultor de saúde também é gerenciar os benefícios de saúde. Logo, é responsável por negociar reajustes com base na sinistralidade e em inserir medidas de promoção à saúde que diminuam o impacto da sinistralidade na conta da corporação. Nesse caso, o consultor de saúde sempre estará associado a uma empresa de consultoria e a uma equipe de suporte ou gestão de risco. Assim, esse conjunto aplicará as medidas acertadas entre o consultor com a empresa e a operadora de saúde, sendo cada ação baseada em dados e pesquisas do cenário interno e externo.
Para que serve a consultoria em saúde?
A consultoria em saúde serve para promover uma gestão dos benefícios em saúde mais assertiva, impactando positivamente desde a saúde financeira corporativa até a qualidade de vida dos colaboradores.
A consultoria em saúde é formada por subprodutos que suprem o contratante com o suporte necessário para usufruir dos benefícios em saúde sempre atualizada com o macroambiente. Isto é, de acordo com fatores externos, a regulamentação da ANS, as leis e dominando os trâmites da área da saúde, o que possibilita uma negociação mais competitiva.
Sendo assim, a consultoria em saúde serve para alimentar a empresa com diagnósticos situacionais do cenário interno e externo. Isso permite à corporação realizar tomadas de decisão mais assertivas com objetivos tangíveis, sempre por meio de um planejamento estratégico.
Benefícios da consultoria em saúde
Os benefícios da consultoria em saúde são inúmeros e se somam a uma gestão inteligente e precavida para melhorar a saúde financeira corporativa e a qualidade de vida dos colaboradores. Por ser um serviço altamente customizado e adaptável, a consultoria em saúde absorve aspectos subjetivos e práticos do corpo de colaboradores e de todo o contrato.
Entre os benefícios de contratar uma consultoria em saúde para sua empresa estão:
- Negociação mais assertiva com as operadoras de saúde;
- Melhora da qualidade de vida dos colaboradores por meio de ações de promoção à saúde;
- Relatórios detalhados e diferenciados sobre a saúde dos funcionários e da gestão dos benefícios em saúde;
- Economia a longo prazo aos cofres da empresa;
- Análise jurídica de saúde;
- Uso consciente e eficaz dos benéficos, diminuindo casos de licença médica;
- Entre outros.
Quais áreas podem se beneficiar da consultoria em saúde?
A consultoria em saúde é capaz de beneficiar todas as áreas de uma mesma empresa. De modo geral, a consultoria em saúde potencializa os benefícios que oferecer assistência médica e seguro de vida trazem para a sua empresa, pois ela diz respeito a um olhar analítico e a uma gestão de serviços de saúde mais assertivos.
A longo prazo o plano de saúde empresarial significa uma economia aos cofres da empresa e maior produção de lucro. Logo, ter uma consultoria na hora de gerenciar esse benefício e negociar diretamente com a operadora aumenta ainda mais a margem desse retorno.
Setores como RH, gestão de pessoas e endomarketing podem contar com as análises precisas da consultoria em saúde. O que permite dar continuidade às práticas e atividades de promoção à saúde baseada nas análises do perfil interno realizadas pela consultoria. Promovendo uso consciente do plano de saúde empresarial, realizando campanhas de apoio para combater tendências negativas como o surgimento ou agravo de quadros de hipertensão e diabetes.
O administrativo, o comercial e a contabilidade ganham maior previsibilidade de gastos financeiros com saúde quando se tem o apoio da consultoria. Isso pois há maior controle e redução do reajuste por sinistralidade, negociações mais competitivas e articulações mais flexíveis na hora de conseguir a liberação de um determinado procedimento para um beneficiário. Além disso, os benefícios em saúde são grandes atrativos na hora de contratar e reter profissionais de excelência. Eles podem ser cativados de forma inteligente por gestores e recrutadores através desses recursos.
Quando contratar uma consultoria em saúde?
Existem dois momentos ideias para a contratação de uma consultoria em saúde. Antes de você se dar conta da necessidade desse serviço, o que ajudará na prevenção de crises internas envolvendo a gestão dos benefícios em saúde, da gestão de pessoas e até problemas econômicos provocados por cenários internos.
Mesmo ao optar por esperar uma crise para tomar essa decisão, muitos gestores ainda terão dificuldade em compreender que esse sinal indica a necessidade de uma consultoria em saúde. Assim, tal percepção errônea pode acabar adiando o investimento na real solução enquanto tentam saná-la internamente.
Entre os sinais típicos de que está na hora de contratar uma consultoria em saúde está a alta sinistralidade do plano de saúde empresarial. Além disso, a alta evasão de colaboradores que acabam optando por trocar de emprego, não necessariamente em função do salário ou cargo, mas dos benefícios oferecidos.
A frequência cada vez maior de funcionários enfermos ou que desenvolvem quadros clínicos típicos da função exercida também são sintomas dessa questão. Assim como, a baixa produtividade, e a dificuldade em negociar e compreender questões técnicas, sinais que tendem a surgir primeiro.
4 dicas para escolher uma consultoria em saúde
A primeira dica para escolher uma consultoria em saúde é realizar uma reflexão primária a respeito do momento atual vivido pela sua empresa. Por isso, considere as principais características da sua empresa e os valores que ela busca transmitir para o mercado e o público em geral.
Ao pesquisar por consultorias em saúde, avalie aspectos como se a empresa pretendente tem experiência com empresas do seu segmento. Inclua ainda variáveis como experiência com seu porte empresarial, cases de sucesso e o suporte dela no estado de sua atuação.
Além disso, não hesite em ir com calma: as consultorias terão a devida cautela em compreender o seu cenário e apresentar suas argumentações. Sendo assim, busque construir um comparativo delas, realize mais de uma reunião antes de efetuar a contratação, tire suas dúvidas e busque entender mais sobre o fluxo de trabalho de cada uma.
Por último, depois de definir a consultoria em saúde parceira, avalie com o seu jurídico o contrato e se assegure de ter estipulado nele tudo o que foi acordado na reunião, sobretudo, as primeiras metas avaliadas e definidas em conjunto. Isso o ajudará a compreender a efetividade do serviço para saber o que precisa ser entregue para que o contrato seja renovado posteriormente.
Vamos recapitular as dicas de como escolher uma consultoria em saúde?
- Pesquise por consultorias que tenham experiência com empresas do mesmo segmento e porte empresarial que o seu;
- Priorize consultorias que ofereçam um suporte amplo para o seu estado e necessidades;
- Não hesite em realizar reuniões, tirar dúvidas e conhecer a fundo os cases de sucesso e superação da consultoria pretendente com seus cliente;
- Estude o contrato e defina metas a serem alcançadas para que a parceria seja renovada.
Uma das maiores responsáveis por levar empresas a cancelarem benefícios em saúde ou regredirem a cobertura dos benefícios é a sinistralidade. Que tal aprender mais sobre como tornar esta vilã da gestão de benefícios em uma aliada?